• Inicio
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
  • Categorias
  • 05/09/2013

    Entrevista: Jornalismo investigativo com Rodrigo Nunes

    O post de hoje é sobre uma entrevista realizada com o jornalista investigativo, escritor e professor, Rodrigo Nunes.

    Rodrigo formou-se em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Teresa D'Ávila - FATEA, no ano de 2005, e especializou-se em jornalismo investigativo. Atualmente, ocupa a cadeira de número 15 da Academia Vale Paraibana de Letras e Artes (AVLA), cujo patrono é o locutor Cid Moreira; membro da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI); editor-chefe do jornal Retrato do Vale; professor de português e história; e vereador na cidade de Piquete/SP.
    Quando estava na faculdade, Rodrigo produziu como trabalho de conclusão de curso o livro-reportagem "Operação Marins - O sumiço do escoteiro Marco Aurélio", onde investiga o caso de desaparecimento do menino no Pico dos Marins, em Piquete.

    Na ausência de referências do ramo presentes na faculdade, com o apoio de sua orientadora Bianca Freitas, ele se aprofundou no caso, buscando auxílio em livros de Caco Barcellos, Percival de Souza, entre outros, já que ainda não havia se especializado no jornalismo investigativo, por isso, foi aprendendo com as experiências, se arriscando para chegar em seu objetivo final, que era produzir a única referência bibliográfica sobre o caso.

    A princípio, ele não imaginava que uma editora se interessasse pelo livro, e começou o projeto apenas para apresentar para a banca avaliadora como o seu trabalho de conclusão. 

    O caso Marco Aurélio e a faculdade de jornalismo, fizeram com que o interesse pelo jornalismo investigativo aflorasse na vida de Rodrigo Nunes.

    Com a publicação do livro, pessoas o procuraram para contribuir com a investigação, uma vez que Rodrigo "escancarou" muita coisa nesse primeiro volume e por isso ele produziu o segundo, intitulado "Operação Marins - Novas descobertas".

    O questionamos sobre a trilogia Operação Marins e ele nos respondeu que assim como não estava nos planos o desenvolvimento do segundo volume que veio a acontecer, pode ocorrer com o terceiro, pois o caso ainda é muito presente em sua vida.

    Tivemos acesso ao projeto entregue para a avaliação e nele consta um capítulo sobre os gastos envolvidos da produção do primeiro livro. Rodrigo diz que fez questão de anotar criteriosamente cada gasto para poder deixar um "norte" para os próximos alunos, assim como nós, que pegassem o seu trabalho para entender todo o processo de sua produção. Além disso, não foi fácil investir tanto dinheiro e por isso ele contou com o apoio de patrocinadores.

    Para a capa e a diagramação dos livros, foi em busca de profissionais em formação que estavam ao seu redor, dentro da própria instituição.

    A narrativa dos livros trás detalhes minuciosos do ambiente e dos envolvidos, isso faz com que o leitor "embarque" com o autor na história, virando personagem do próprio livro. A presença de diálogos torna a leitura ainda mais simples e intrigante.

    Rodrigo acredita que há necessidade de mais investimento das faculdades no jornalismo investigativo, pois é um mercado que está crescendo cada vez mais. Para ele, para a boa realização desse trabalho é necessário precisão, exatidão e profundidade nos fatos. E para quem se interessa pelo ramo, ele recomenda muita leitura, principalmente de textos que fogem da superficialidade.

    Atualmente, Rodrigo está escrevendo um livro técnico sobre jornalismo investigativo, com previsão de lançamento para o ano que vem.

    Entrevista: Stephany Ramos e Maria Carolina Moraes
    Fotos: Carolina Freire

    23 comentários:

    1. Parabéns as duas estudantes de jornalismo. A autora do texto da minha entrevista conseguiu costurar as ideias e reuni-las em uma transcrição agradável.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada Rodrigo. Eu tentei fazer da melhor maneira, fico feliz que tenha lhe agradado. Mais uma vez obrigada por nos conceder esta entrevista.

        Excluir
    2. Olá Stephany!!

      Tenho o exemplar Operação Marins - O sumiço do escoteiro Marco Aurélio.
      Gostaria de entrar em contato com o Rodrigo Nunes para fazer a compra do segundo livro, tens email, telefone dele em que eu possa contatar ele??

      Parabéns pelo blog!

      Fico no aguardo.


      Anderson.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Anderson, primeiramente, obrigada pela visita. Já lhe encaminhei um email com o contato do Rodrigo para que você possa adquirir o segundo volume da obra. Boa leitura!

        Excluir
    3. Meu email é... ats_anderson@hotmail.com

      ResponderExcluir
    4. Bom dia, qual o contato do Rodrigo?
      Preciso comprar os dois livros.
      Meu email é: sabazios@bol.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Lhe encaminhei um email com os contatos direitinho :)

        Excluir
    5. Bom dia.
      Minha mãe está louca atrás desse livro.
      Qual o contato do Rodrigo para que eu possa comprar os livros ?
      Meu email é: investimentos2009@gmail.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Já lhe encaminhei um email com o contato do Rodrigo ;)

        Excluir
    6. Parabéns pelo texto.
      Você é uma mulher bem aplicada, ainda está no começo da faculdade e já está realizando muitas coisas na área eu acredito que quando se formar será uma jornalista de muito sucesso. É isso que acontecem com pessoas que gostam do que faz. Você se doa de coração da para notar, e um dia veremos você na TV

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muito obrigada por suas palavras e agradeço por acreditar no meu trabalho. Um beijo!

        Excluir
    7. Parabéns pelo texto. Parabéns mesmo, muito bom!
      Gostaria de entrar em contato com o Rodrigo Nunes, para adquirir os 02 livros.
      É possível vc passar o e-mail dele?
      Meu e-mail é: edinei617@hotmail.com
      Desde já agradeço! Abraços!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Edinei, muito obrigada por sua visita e seu comentário. Estou lhe enviando o contato do Rodrigo no seu email. Um abraço e volte sempre!

        Excluir
    8. rodrigo estou fazendo um documentario sobre o caso marco aurelio gostaria muito que me desse seu depoimento,desde de ja obrigado

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá! Já lhe enviei o contato do Rodrigo por email ;) Obrigada pela visita!

        Excluir
    9. Quero mto ler os 2 livros da op. Marins. Por favor, me informem onde posso compra-los. Meu email é rafinhavmelolima@hotmail.com. Grata

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá! Já lhe enviei o contato do Rodrigo por email. Obrigada pela visita e volte sempre!

        Excluir
    10. Boa noite, ótimo texto, adorei!! *_*
      depois encaminhe o contato do rodrigo por favor?
      Obrigado! ;*

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada! Encaminhei o contato para seu email :)

        Excluir
    11. Olá, Stephany! Parabéns pelo trabalho aqui apresentado. Me deixou muito interessado nas obras do autor Rodrigo Nunes, por isso, gostaria de receber o contato dele para fazer o pedido das obras. Poderia me encaminhar, por favor? Grato, desde já! Teco Sodré, e-mail: tecosodre@gmail.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá! Obrigada pelo prestígio! Estarei enviando. Volte sempre!

        Excluir
    12. Olá meninas, parabéns pelo texto!
      Vocês podem me passar o contato do Rodrigo Nunes, preciso entrar em contato para realizar a compra dos livros Operação Marins, desde já agradeço.

      isaellaoliveiraa@gmail.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá! Obrigada pela visita! Estou encaminhando. Volte sempre!

        Excluir



    Image Map